O resfriamento do leite imediatamente após a ordenha, é a medida mais importante para manter a qualidade do leite, uma vez que o resfriamento do leite a 4oC (em menos de 2 horas após o término da ordenha) impossibilita o crescimento de microrganismos e bactérias no leite. Esse processo evita fermentação da lactose e degradação da proteína e gordura mantendo a qualidade do leite.
A forma mais eficiente para o resfriamento rápido do leite é o uso de tanques de expansão. pois apresentam grande espaço de contato com o leite e um agitador, o que favorece a queda rápida de temperatura. Assim, a utilização de resfriadores de imersão, nos quais os latões são imersos na água gelada, não oferece a mesma eficiência, pois as trocas de calor são muito mais lentas. Como não há homogeneização do leite durante o resfriamento, o leite não é resfriado uniformemente, e assim este resfriamento marginal não inibe o crescimento de bactéria na parte mais interna do latão.
O funcionamento correto do tanque de expansão depende do suprimento de energia e de alguns cuidados durante a sua instalação. O local de instalação deve ser de fácil acesso ao caminhão de coleta, tomando-se o cuidado para que o condensador do tanque não fique obstruído, o que impede a troca de calor e pode causar superaquecimento do equipamento.
© 2017 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por NuvemServ Aplicações Web.